O que podemos esperar daqui pra frente, há esperança para a música cristã no Brasil? Sim, e pessoalmente, tenho sentido que a própria mudança que tanto desejamos, a reforma que anelamos, o retorno da igreja aos absolutos da Bíblia e a pregação do verdadeiro evangelho, tudo isso há de ser deflagrado pela influência de canções bíblicas, e quer me parecer que esse milagre já está acontecendo em alguns lugares.

Há uma coisa absolutamente fundamental em toda essa questão. A igreja está se cansando de sua própria apostasia. Nós vivemos uma crise generalizada de falta de autoridade e de líderes cristãos que sejam uma referência para as novas gerações. Claro que nossa grande referência é Cristo, e é só a Ele a quem devemos imitar. Mas não podemos negar que, principalmente os jovens, procuram alguém de confiança, alguém com uma vida bonita cujo viver simples dignifica e autoriza o evangelho, alguém a respeito de quem possam dizer: “ali está um cristão sincero, um genuíno e amoroso pastor de ovelhas”.

Tenho a forte impressão que daqui por diante as pessoas não se contentarão com performances. O Senhor Deus há de despertar na igreja uma tamanha submissão à verdade, um tamanho respeito e zelo pela autoridade das Escrituras que ela não suportará nada que não seja comprovadamente verdadeiro. E quando esse dia chegar o show terminará e os artistas que só pensaram em si mesmos e no dinheiro, deixarão o palco debaixo de vaias e sairão de cena para nunca mais serem lembrados. E é bem melhor para aqueles que fizeram do louvor a Deus um comércio, que eles sejam humilhados aqui nessa vida e se arrependam, do que saírem do palco diretamente para o tribunal de Cristo.

Visto que os líderes da igreja andam como o rei Saul, preocupados apenas com os despojos de guerra, sem se preocuparem com a obediência às ordens explícitas do Senhor Deus, quem sabe o Senhor não vá atrás dos pequenos Davis, esquecidos, insignificantes, que andam cuidando de rebanhos em lugares distantes. Todo mundo sabe muito bem que a obra de Deus é feita a partir de coisas e pessoas improváveis. Sempre foi assim e sempre será. E é exatamente aqui que os músicos convertidos que fazem canções bíblicas podem ter uma relevância histórica e, quem sabe, venham a ser usados por Deus para a gigantesca obra de reforma da igreja brasileira. Pois suas canções proclamando as verdades das Sagradas Escrituras se tornarão também como fogo e martelo conforme escreveu o profeta Jeremias 23:29: “Não é a minha palavra como fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a penha?”

Você vê ? Consegue fazer uma Idea do papel que a música cristã pode ter em nosso país? Percebe a possibilidade da revolução que nós, pobres e insignificantes, podemos fazer, se tomados nas mãos do Senhor Deus? Mas veja, tudo há de começar em primeiro lugar, não com as canções, mas com nossas vidas. Por isso temos que clamar por misericórdia para que sejamos transformados. A força de nossas canções virá da Palavra e também de nosso testemunho como cristãos. E a Razão disso é que poucas coisas neste mundo têm a beleza e a força de convencimento que um músico cristão que vive a verdade que canta.

“Os teus decretos são o tema de minha canção” (Sl 119:54). Quando o Senhor Deus tiver misericórdia de nós e nos converter e nos fizer andar nos Seus caminhos, então nós faremos da Palavra do Senhor o único tema de nossas músicas. E seremos o exército mais feliz de toda a terra empunhando nossas liras como se fossem espadas afiadas. E o brilho dessas lâminas empalidecerá toda a nossa vaidade e seguiremos como se fôssemos uns encantados tendo a mais plena consciência de que cantamos acima de tudo para o Rei dos reis e Senhor dos senhores e carregaremos no peito a certeza tranquila de que Ele ouve nossas canções.

O profeta Habacuque disse que um dia “a terra se encheria do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar” (Hc 2:14). Essa é uma das profecias mais bonitas que já ouvi. Agora imagine esse conhecimento da glória de Deus enchendo a terra por meio de canções…e por que não? É isso que está destinado ao músico que canta e compõe canções bíblicas. Ele espalhará o conhecimento de Deus por meio de sua canção afiada pelos quatro cantos da terra. E tudo o que não for verdade, e tudo o que milita contra o Senhor Deus e Seu Cristo, tudo o que não estiver de acordo com o evangelho da graça de Jesus, cairá por terra vencido, com apenas o ressoar das primeiras notas musicais.

6 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *